Páginas

sábado, 4 de junho de 2016

Transformações e transições nas carreiras

Autor - KILIMNIK, Z~elia Miranda
Assunto - Administração-Carreira profissional
Classe - 650K
Sinopse
Com as constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional desde os anos 1990, vieram grandes alterações no conceito de carreira. Se antes era possível estruturá-la em uma única empresa por anos, hoje surge a necessidade de este modelo ser repensado.
As novas tendências apontam para a transitoriedade, a provisoriedade e a dinâmica. Com as inovações tecnológicas e as mudanças corporativas, vieram a terceirização do trabalho, a autonomia e o emprego temporário ou de uma permanência menor na empresa.
A obra cuja organização foi realizada por Zélia Miranda Kilimnik, após encontros com a Professora Dr.ª Joanne Duberley, da Business School of Management da University of Birmingham, busca esclarecer esses conceitos e apontar, de forma científica, suas causas e seu impacto na sociedade, reunindo estudos nacionais e internacionais sobre o tema.

Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilidade de ludopedagogia


Autor - ANTUNES, Celso
Assunto - Pedagogia aplicada
Classe - 300A
Sinopse
Manual de Tecnicas de Dinamica de Grupo

Manual de gentilezas do executivo

Autor - HARRISON, Steve
Assunto - Administração de Empresa
Classe - 650H
Sinopse
O livro do autor Steve Harrison apresenta uma abordagem 'de cima para baixo' ou seja, que os bons gestos tem que vim de todos que trabalham em uma empresa, mas principalmente de donos, gerentes,diretores para que possam dar o exemplo aos demais funcionários, de como criar uma cultura corporativa positiva, capaz de melhorar o desempenho dos profissionais, atrair e reter talentos, e desenvolver a visão de valores compartilhados. O consultor também cita alguns exemplos de executivos de empresas reais que apresenta gestos criativos, naturais e honestos. Criar uma empresa com um ambiente de trabalho agradável para que isso influencie totalmente nos clientes e assim gerar ótimos resultados.

Como entender o efeito sombra em sua vida

Autor - FORD, Debbie
Assunto - Psicologia-Atitude
Classe - 150F
Sinopse
Por que as pessoas boas fazem coisas ruins? Porque todos possuímos uma Sombra, o lado obscuro de nossa personalidade que através de seus impulsos furtivos e muitas vezes ocultos influenciam as nossas decisões do dia a dia. Neste livro, Debbie Ford, a principal especialista e coautora do livro/filme O Efeito Sombra revela o conflito de duas forças que existem dentro de nós: uma força que nos leva a viver de acordo com os nossos valores, a dar e receber amor e a ser uma pessoa íntegra; e a outra força que nos impede de progredir, que sabota os nossos esforços e nos leva a fazer escolhas que não nos favorecem, num processo de autossabotagem. O propósito de Debbie com este livro e oferecer instrumentos para por abaixo o falso eu, encontrar a lacuna entre a luz e a escuridão e viver uma vida autêntica.

Foco - A atenção e seu papel fundamental para o sucesso

Autor - GOLEMAN, Daniel
Assunto - Psicologia-Emoções
Classe - 150G
Sinopse
Você está prestando atenção? Ou já se distraiu checando seus e-mails, mensagens, Facebook, Twitter etc.? Resistiu ao impulso de deixar sua mente divagar? Se tiver resistido, muito bem, porque quando você está lendo um texto normalmente fica distraído por mais de 40% do tempo. Mas quais são os benefícios de ficar focado por um longo período? Uma palavra: sucesso. Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter Foco. Segundo o autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.

Gestão de carreiras na empresa contemporanea

Autor - DUTRA, Joel Souza
Assunto - Administração-Carreira profissional
Classe - 650D
Sinopse
A gestão de carreiras vem sendo discutida intensamente no mundo todo. Este livro procura trazer os aspectos mais relevantes dessa discussão para a realidade vivida por nossas organizações e pessoas que com elas se relacionam. O texto resgata a evolução do pensamento sobre o tema e aprofunda questões relativas aos processos de transição na carreira, processos de orientação e processos sucessórios nas organizações. Em todos os temas o autor focaliza a perspectiva da pessoa que vive o processo e na perspectiva do gestor que deve estruturar e conduzir o processo do lado da organização. Além desses assuntos, aborda questões que têm provocado muitas reflexões, como, por exemplo: a conciliação entre vida e carreira e carreira técnica e funcional versus carreira gerencial. O livro tem como objetivo oferecer elementos para a estruturação da discussão do tema de forma abrangente e integrada.

Sustentabilidade da liderança


Autor - ULRICH, David
Assunto - Administração-Liderança
Classe - 650U
Sinopse
Em Sustentabilidade da Liderança, David Ulrich, educador e especialista em management e Recursos Humanos, desenvolve os conceitos de 7 disciplinas que podem ajudar líderes a transformar as intenções em ações e obter resultados mais sustentáveis.

Instruções Básicas para treinamento em empresas - Um manual prático


Autor - KROEHNERT, Gary
Assunto - Educação-Empresas
Classe - 300K
Sinopse
Instruções Básicas para Treinamento em Empresas' é um manual indispensável para todos os instrutores. Além de fornecer as informações necessárias para aqueles que estão iniciando a carreira, é também uma rica fonte de consulta para qualquer situação dos principais componentes de treinamentos e linhas-guia para desenvolvimento de habilidades.

Em busca da hospitalidade - Perspectivas para o mundo globalizado


Autor - MORRISON, Conrad Lashley Alison
Assunto - Administração-Hospitalidade
Classe - 650M
Sinopse
Este é um livro singular que tem muito a oferecer a todos aqueles interessados na hospitalidade em ambientes comerciais, domésticos e sociais. É também de grande valor para profissionais, acadêmicos e estudantes de hotelaria, turismo e áreas afins.

O voto do Bodissatva - Um guia pratico para ajudar os outros



Autor - GYATSO, Gelshe Kel Sang
Assunto - Religião-Budismo
Classe - 200G
Sinopse
Todas as ações de um Bodhisattva são motivadas pelo desejo de atingir a plena iluminação para o benefício dos outros. Neste guia para uma vida compassiva, Geshe Kelsang Gyatso explica como tomar e guardar os votos e dá conselhos claros e práticos sobre a prática de disciplina moral de um Bodhisattva.





O trabalho seria ótimo se não fossem as pessoas

Autor - LICHTENBERG, Ronna
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650L
Sinopse
Você acredita que promoções e benefícios são influenciados apenas pelo desempenho? Você acha que as pessoas sempre jogam limpo? Você consegue ignorar totalmente o que os seus colegas de trabalho falam sobre você? É claro que não. Você sabe que, embora não pareça justo, ser bom no que faz não é o suficiente. Este livro é um guia para todo aquele que está em busca do sucesso no mundo corporativo.Você encontrará muitas dicas e estratégias de como se comportar no dia-a-dia na relação som superiores, subordinados e colegas. Ilustrado com histórias da vida real e do cotidiano.

Tornando-se Deus - A senda do mistico cristão

Autor - PROPHET, Elisabeth Clare
Assunto - Religião - Espiritualidade
Classe - 200P
Sinopse
Ao revelar os segredos do misticismo cristão, a autora apresenta a história de Jesus, o primeiro místico, para mostrar que é possível tornar-se um santo e experimentar a Presença Divina que habita em todos nós. A partir das palavras e ensinamentos do cristianismo, o livro oferece a oportunidade única de não apenas conhecer e ver Deus em si, mas também de tornar-se um. Para todas as religiões, o misticismo permite a transformação completa da alma, sendo que esta é a forma final de quem está em união com Deus todos os dias. Através das preces e dicas indispensáveis de Elizabeth, esse encontro tão desejado entre homem e a sua parcela divina terá menos pedras no meio do caminho para superar. 
• Muitos dos livros de Elizabeth Clare Prophet, como Anjos caídos e as origens do mal, Anjos caídos entre nós, Os anos ocultos de Jesus e As profecias de Saint Germain para a era de Aquário, todos publicados pela editora BestSeller, tornaram-se campeões de venda e foram traduzidos para 32 idioma

Tempo de convergir - O impacto nas pessoas, organizações e sociedade

Autor - Magdalena e Gustavo Boog
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650M
Sinopse
Obra explica tudo sobre uma característica cada vez mais valorizada no mundo corporativo: a inteligência integradora. Gustavo e Magdalena Boog reuniram capítulos escritos por alguns dos mais conceituados profissionais de recursos humanos no país para explicar o que é esta inteligência integradora - a capacidade de ouvir, com humildade, opiniões distintas e assumir novos pontos de vista quando necessário.

Stress - O jogo da vida

Autor - MIRANDA, Jorge 
Assunto - Psicologia-Stress
Classe - 150M
Sinopse
A proposta deste livro é oferecer informações de uma forma metafórica usando a figura do jogo de futebol – como um aspecto de fuga e de luta, que o homem vivencia desde os primórdios, e que hoje o homem moderno também vive. O objetivo é perceber qual a posição que estamos nesse jogo? Atacante? Zagueiro?” Estas dúvidas poderão ser tiradas no local em forma de bate papo acompanhado de boa música.

Stress a seu favor - Como gerenciar sua vida em tempos de crise

Autor - ANDREWS, Susan
Assunto - Psicologia-Stress
Clase - 150A
Sinopse
A partir de uma linha de trabalho baseada numa síntese da visão oriental e ocidental, a autora ´Susan Andrews´, mostra como transformar a raiva, o medo e a depressão em energia positiva e, dessa forma, encontrar o centro da estabilidade e da tranqüilidade em cada um.
Explica também o que é estresse, indicando como atitudes simples podem melhorar a nossa vida, além de alertar para o estresse causado pela enchente de informações a que somos submetidos todos os dias e dá dicas de como lidar com isso.

Sinergia - Fator de sucesso nas realizações humanas

Autor - LINS, Sergio
Assunto - Administração-Gestão do conhecimento
Classe - 650L
Sinopse
O livro trata de temas mais do que fundamentais para todos os envolvidos com a Gestão do Conhecimento no meio empresarial e leva o leitor a refletir sobre como parcerias são estabelecidas, qual é a 'cola' que reforça estes laços, como é possível desenvolver um clima de confiança entre parceiros de negócio e entre os membros de uma equipe, além de como utilizar uma atitude sinérgica em favor da Gestão do Conhecimento na empresa. Quando, por exemplo, um grupo de amigos decide montar uma pequena empresa, a confiança é baseada na iniciativa coletiva e na comprovação de que dispõem das competências necessárias para a realização de um projeto comum. É essencial descobrir, nos diversos tipos de realizações conjuntas, quais são os fatores de sinergia invisíveis que devem ser estimulados, desenvolvidos e mantidos. A sinergia será tão maior quanto mais existirem confiança mútua e espírito de colaboração.

Seja a pessoa certa no lugar certo - Saiba como escolher empregos, carreiras e profissões mais compatíveis com a sua personalidade


Autor - FERRAZ, Eduardo
Assunto - Administração-Carreira profissional
Classe - 650F
Sinopse
Muita gente está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional por não ter certeza de estar no lugar mais adequado, e isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira.
Pense bem: o que o faz ser diferente da maioria? Quais são suas características mais marcantes? Que ferramentas você possui para conseguir as coisas que almeja? O que gostaria de mudar?
Se você tem alguns desses questionamentos, este é o livro certo para respondê-los. Quando investimos em autoconhecimento, entendemos melhor quem somos e fica mais fácil decidir o que fazer e onde queremos chegar. Compreender as forças inconscientes que nos dominam é um primeiro e grande passo para tomar decisões mais acertadas. Ao saber como funciona sua personalidade, será possível utilizar soluções práticas para posicionar-se onde se sinta mais forte, seguro e produtivo.
Você receberá instruções muito claras de como aprimorar seus pontos fortes, administrar seus pontos fracos e terá uma experiência que dará novo rumo à sua vida profissional ao ajudá-lo a ser cada vez mais a pessoa certa no lugar certo!

Os segredos da auto confiança

Autor - ANTHONY, Robert
Assunto - Psicologia-Autoconfiança
Classe - 150A
Sinopse
Ao olharmos atentamente à nossa volta, é possível perceber que poucas pessoas se sentem felizes e realizadas. A resignação, a insatisfação e o pessimismo são característicos do ser humano. Como se livrar desse mal-estar que aprisiona e encarcera o "eu"? Como se desvencilhar dessa teia de sentimentos negativos e baixa autoestima?
Os segredos da autoconfiança ensina como é possível tornar-se uma pessoa livre da mediocridade. Para alcançar a independência é necessário estar aberto e receptivo a novos conceitos, valores e opiniões, a fim de descobrir como reorganizar os próprios pensamentos e dar voz a um novo "eu".
Neste livro, Dr. Robert Anthony, especialista em psicologia comportamental, orienta a todos a enfrentar a realidade de uma forma diferente, com entusiasmo e confiança, e a perceber que os obstáculos são apenas desafios que transformam a conquista em algo ainda mais gratificante. Dr. Anthony explica como fugir das amarras do medo e da insegurança que mantém a maioria das pessoas isoladas e sentindo-se incapazes de qualquer vitória profissional e pessoal. Os segredos da autoconfiança conduz é uma incrível jornada que trará recompensas pelo resto da vida.

A revolução do suco verde

Autor - BOUTENKO, Victoria
Assunto - Nutrição
Classe - 610B
Sinopse
Nesta obra, a autora oferece mais de 200 receitas de suco verde, apresentando alternativas rápidas, diversificadas, nutritivas e apetitosas, e mostrando que uma dieta sã, à base de verdes e frutas, também pode ser deliciosa. Ao longo de 180 páginas e dezenas de fotografias, a autora oferece soluções e alternativas para as dietas contemporâneas compostas de ingredientes processados e industriais que vem prejudicando a nossa saúde, originando doenças graves, stress, insônia, obesidade e falta de energia.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

A quinta diciplina arte e pratica da organização de aprendizagem

Autor - SENGE, Peter M.
Assunto - Administração-Organização da aprendizagem
Classe - 650S
Sinopse
Em uma época na qual as decisões eram centralizadas nos gerentes e o planejamento era feito a curto prazo, Senge derrubou o tabu do trabalho em equipe e disseminou novos padrões de pensamento no meio corporativo. Quase vinte anos depois, as ideias defendidas nesta obra estão integradas profundamente ao cotidiano das práticas gerenciais. O autor escreveu seis novos capítulos a partir de exemplos práticos da implantação de seus argumentos. A quinta disciplina definiu o novo papel dos líderes em uma estrutura de trabalho descentralizadora. O livro traz programas de aprendizagem baseados em cinco importantes “disciplinas”: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. Segundo Senge, é vital que todas as disciplinas se desenvolvam em conjunto. “Por isso o pensamento sistêmico é a quinta disciplina, aquela que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática. Ampliando cada uma das disciplinas, o pensamento sistêmico nos lembra continuamente que a soma das partes pode exceder o todo”, afirma o autor.



Qualidade de vida no trabalho-QVT - Conceitos e práticas nas empresas.........


Auto - LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650L
Sinopse
Esta obra busca novos paradigmas na administração de empresas por meio de três vetores conceituais nas questões de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). As escolas de pensamento, os indicadores empresariais BPSO (Biológicos, Psicológicos, Sociais e Organizacionais) e os fatores críticos de gestão.

Programação neurolínguistica para leigos


Autor - READY, Romilla
Assunto - Psicologia-PNL
Classe - 150R
Sinopse
A PNL encoraja as pessoas a tomarem as rédeas das próprias vidas. Atrai um desejo de seguir adiante e abre as mentes para diferentes possibilidades. Neste livro, os autores apresentam ideias práticas de como utilizar a PNL para resolver questões e proporcionar mudanças nas vidas de diversas pessoas. Para demonstrar a utilidade da PNL, a escolha do conteúdo foi seletiva.

Primeiro a ser contratado, último a ser demitido

Autor - BRAMSON, Robert M.
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650B
Sinopse
Em tempos de diminuição de oferta de empregos, ser empregável e fundamental.Este livro, Primeiro a ser contratado, ultimo a ser demitido ira prepara-lo para assumir postura proativas e ajuda-lo nos momentos de dificuldades e transição na sua vida profissional com base  em mais de vinte e cinco anos de experiência observando ambientes de trabalho assim como em entrevistas com diversos funcionários considerados indispensáveis os autores elaboraram este livro que serve como guia para todo aquele que deseja melhorar sua  vida profissional


Por que os subordinados nunca fazem exatamente o que se espera deles

Autor - FOURNIES, Ferdinando F.
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650F
Sinopse
Este livro faz parte da lista de best-sellers do segmento de negócios do The New York Times desde 1989, 10 anos depois de ser lançado. Por quê? A concorrência para atrair e manter os bons funcionários está mais acirrada do que nunca. Os empresários de hoje precisam das habilidades de gerenciamento de pessoas que este livro ensina de forma sensata. Com base nas experiências reais de 25.000 gerentes pesquisados por um professor da Columbia Graduate School of Business, este guia de resultados - atualizado recentemente para o mercado de trabalho dos dias de hoje - oferece métodos sólidos e práticos envolvendo situações do mundo real. 

O poder da gentileza - Descubra como a simpatia e a delicadeza...


Autor - THALER, Linda Kaplan
Assunto - Psicologia-Liderança
Classe - 150T
Sinopse
Linda Thaler e Robin Koval, executivas de uma das agências de publicidades dos Estados Unidos, descobriram cedo que ser gentil é tão importante quanto ser eficiente. Trabalho duro, inteligência e talento são essenciais para ter sucesso, mas ser delicado e atencioso pode impulsionar a vida profissional, além de tornar a vida de todos mais agradável.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

O poder da atitude - Como empresas com profissionais extraordinários encantam e transformam clientes em fãs

Autor - SLIVINIK, Alexandre
Assunto - Administração-Desenvolvimento profissional
Classe - 650S
Sinopse
Nos dias de hoje, no meio empresarial, competir ferozmente passou a ser sinônimo de sobrevivência. Só que nesta época em que a tecnologia cada vez mais iguala as condições de experiência do cliente, o grande valor das empresas está nas pessoas, mais precisamente em profissionais extraordinários, que elevam os negócios a um patamar superior de excelência, o que faz clientes transformarem-se em fãs.
Um alto padrão de qualidade valoriza a empresa em todos os sentidos, e isso produz resultados surpreendentes, fazendo sua marca, serviços e produtos serem muito desejados e buscados. Para o autor desta obra, a expressão máxima de qualidade e excelência no atendimento é feita pela Disney, na qual se tornou um grande especialista.
Neste livro, ele mostra como você pode trazer um alto padrão de excelência para o seu negócio, com atitudes como:
• Usar o poder da história.
• Antecipar-se aos problemas.
• Exceder as expectativas.
• Cuidar obsessivamente dos detalhes.
• Celebrar cada sucesso.
A excelência é a ação coordenada de um time de profissionais extraordinários. São eles que fazem uma diferença significativa sempre e aumentam o valor dos negócios.

Pai rico - Escola de negócios - Para pessoas que gostam de ajudar pessoas

Autor - KIYOSAKI, Robert
Assunto - Sociologia-Ensino comercial
Classe - 300K
Sinopse
Todos os dias transmitimos ensinamentos e compartilham oportunidades de negócios com a família, os amigos, os vizinhos e os companheiros de trabalho, assim como com desconhecidos. Cada vez mais, percebemos os benefícios e a liberdade proporcionados por um negócio próprio. Como explicam os best-sellers Pai Rico, Pai Pobre e Independência Financeira, depois que aprendemos de que forma o dinheiro verdadeiramente funciona e os segredos essenciais da geração de riqueza, é fácil perceber que ter uma empresa de marketing de rede pode ser “o negócio perfeito” para muita gente.
Uma das principais razões que levaram Robert Kiyosaki a escrever este livro é o fato de muitas pessoas quererem saber por que o autor recomenda o marketing de rede como negócio, especialmente porque ele não é associado a nenhuma companhia nem fez sua fortuna com esse tipo de negócio.
Segundo Kiyosaki, o negócio de marketing de rede não é para qualquer um, por isso esta leitura tem por objetivo fornecer informações essenciais sobre os prós e os contras desse tipo de empreendimento. Se o leitor já tiver um negócio desse tipo, este livro servirá para reafirmar o que já sabe. Se, por outro lado, estiver pensando em iniciar um, descobrirá algumas das oportunidades e valores ocultos que um negócio como esse pode oferecer – valores que muitos não conseguem ver. Em outras palavras, um negócio de marketing de rede envolve muito mais do que a oportunidade de ganhar um dinheiro extra.
Este livro é destinado aos milhões de indivíduos, casais e famílias que iniciaram sua jornada construindo seus próprios negócios através do marketing de rede.

O novo negócio dos negócios - A responsabilidade compartilhada para um futuro global positivo

Autor - HARMAN, Willis
Assunto - Administração-Negócios
Classe - 650H
Sinopse
Uma mudança fundamental está ocorrendo no mundo à medida que entramos no novo milênio: globalização da economia, crescimento econômico continuado, democratização em expansão, avanço tecnológico acelerado, comunicação global efervescente, mas também desigualdade cada vez maior, destruição progressiva do ambiente natural, crescente concentração de poder e riqueza, e aumento do desemprego e do subemprego. Enquanto isso está emergindo um "novo paradigma" no mundo empresarial, exortando-nos a lançar um novo olhar sobre o papel dos negócios no mundo de hoje. O Novo Negócio dos Negócios reúne um grupo estelar dos pensadores mais criativo na área empresarial e da mudança global, para examinar as responsabilidades e as oportunidades do mundo dos negócios e das pessoas que nele atuam a fim de dar contribuições significativas ao futuro da humanidade. Entre os colaboradores estão: • Harlan Cleveland • David Korten • Joel Kurtzman • Peter Russell • Raine Eisler • Hazel Henderson • Patricia McLagan • e muitos outros Os 21 artigos deste livro exploram aspectos do "novo paradigma" emergente. As idéias perspicazes e inovadoras desses grandes pensadores vão cativar todos os que buscam uma compreensão mais ampla das tendências socioeconômicas globais da atualidade. "São espantosos o alcance e a profundidade de O Novo Negócio dos Negócios. 

A nova era da participação - O desafio de emocionar e envolver pessoas

Autor - MCLAGAN,Patricia
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650M
Sinopse
Estimular um funcionário a vestir a camisa da empresa em que trabalha é cada vez mais fundamental para quem planeja aumentar a competitividade, desenvolver inovações positivas (baseadas na experiência prática), e elaborar os mais eficazes programas de qualidade total. Entretanto, não basta incentivar a participação. É preciso acrescentar a isso o chamado exercício participativo da autoridade. Como demonstram Patricia McLagan e Christo Nel, em A Nova Era da Participação.

Muito além da hierarquia - Revolucione sua performance como gestor de pessoas..


Autor - MANDELLI, Pedro
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650M
Sinopse
Neste livro, Pedro Mandelli explica como assumir o perfil de um gestor que valoriza as pessoas e os processos de desenvolvimento próprios e de seus subordinados, tendo como objetivo capacitar a equipe para que todos cresçam profissionalmente.

Construindo planos de negócios-todos os passos necessários para.......

Autor - SALIM, Cesar Simões
Assunto - Administração-Empresas novas
Classe - 650S
Sinopse
O movimento de empreendedorismo que acontece hoje no Brasil mostra a necessidade da elaboração de um Plano de Negócios para auxiliar na estruturação de qualquer empreendimento. Este livro apresenta todos os passos necessários para planejar e desenvolver um negócio de sucesso, integrando-o a diversas áreas e alcançando uma percepção do todo, para a realização de um negócio bem-sucedido. Uma equipe multidisciplinar elaborou este livro justamente para que pudesse transmitir, usando recursos de diferentes áreas de conhecimento, uma visão integrada de todos aspectos envolvidos num Plano de Negócios. 
Este é um livro objetivo e abrangente, que relaciona os conteúdos estudados com a vida cotidiana através de conceitos-chave, exercícios e cases . Com caráter pedagógico o leitor irá construindo o conhecimento a respeito do tema, alcançando uma nova perspectiva pessoal e profissional, fazendo de seu negócio um empreendimento vencedor.

Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso

Autor - MARTINS, Gilberto de Andrade
Assunto - Metodologia trabalhos científicos
Classe - 800M
Sinopse
O processo de elaboração de uma monografia pode trazer ansiedade e apreensão ao aluno-autor. A escolha do tema, seleção do referencial bibliográfico, leitura reflexiva, crítica e interpretativa do material escolhido, estruturação do trabalho e, principalmente, a redação do relatório monográfico constituem desafios causadores desse desconforto intelectual. Este guia tem a pretenção de estimular estudantes e profissionais que desejam superar esses temores e, assim, construírem suas primeiras autorias científicas. Apresenta as principais etapas e atividades que devem ser realizadas para a construção de um trabalho monográfico, destacando cinco abordagens metodológicas - pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa de avaliação, proposição de planos ou programas e pesquisa-diagnóstico.

Gestão de projetos

Autor - MENEZES, Luis  A Cesar Ade Moura
Assunto - Administração-Projetos
Classe - 650M
Sinopse
Este livro apresenta os principais conceitos consagrados e instrumentos que comprovam a eficácia de um projeto. Além de portar conceitos fundamentais para todo o ciclo de vida de um projeto, é uma ferramenta nas mãos de quem irá gerenciar ou deseja conhecer o que vem a ser um projeto e todos os seus desdobramentos.
O autor objetiva posicionar melhor o profissional num ambiente em transformação, num ambiente em que projetos acontecem, permitindo que se conheçam técnicas específicas para gerar alternativas e escolher entre elas a que melhor atender às necessidades no projeto.

Jogos de empresas e técnicas vivenciais

Autor - GRAMIGNA, Maria Rita Miranda
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650G
Sinopse
Em sua segunda edição, Jogos de empresa e técnicas vivenciais confirma sua posição de liderança e mostra por que é sucesso no mercado há mais de dez anos. Escrito por Maria Rita Gramigna, renomada especialista na área, o livro foi totalmente revisto, trazendo um projeto gráfico moderno e novas ilustrações, além de jogos e técnicas vivenciais inéditos, voltados exclusivamente para o ambiente organizacional, que são divididos m cinco blocos distintos:
Vivências para abrir eventos.
Jogos para a fase intermediária de eventos.
Jogos e vivências vitalizadores.
Vivências harmonizadoras.
Jogos e vivências para encerramento de eventos.
Ideal para profissionais que precisam promover o desenvolvimento de pessoas, integrar áreas, desenvolver competências e dinamizar eventos empresariais de pequeno e grande portes, jogos de empresa e técnicas vivenciais é também uma ferramenta muito preciosa para estudantes que querem se tornar verdadeiros especialistas na área.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Gestão por competências - Um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas


Autor - DUTRA, Joel Souza
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650D
Sinopse
A empresa competitiva precisa, mais do que nunca, compreender o elemento humano e desenvolver a educação corporativa, o que trará implicações mais concretas para a organização como, por exemplo, os modelos de remuneração.

Felicidade construída como encontrar prazer e propósito no dia a dia

Autor - DALAN, Paul
Assunto - Psicologia-Felicidade
Classe - 150D
Sinopse
Em Felicidade construída, o professor da London School of Economics Paul Dolan, ph.D., combina as mais recentes pesquisas da ciência comportamental com suas experiências pessoais e desenvolve um novo conceito sobre felicidade. Ao contrário das teorias que sugerem uma mudança em nossa maneira de pensar, Felicidade construída se baseia na experiência do autor como economista e foca em como agimos no dia a dia. 
Vivemos numa época em que, a cada minuto, incontáveis estímulos disputam por nossa atenção. No entanto, é preciso saber focar no que de fato nos faz felizes. Os mesmos estímulos — dinheiro, casamento, sexo, peso, o tamanho de nossa casa — podem afetar muito ou pouco nossa felicidade: o que importa é a atenção que você presta a cada um

A evolução do trabalho humano - Leituras em relações do trabalho

Autor - PASTORE, Jose
Assunto - Sociologia-Trabalho-Brasil
Classe - 300P
Sinopse
Alcance e limite da legislação trabalhista --
Políticas sociais do trabalho --
Rumos da negociação no Brasil --
O futuro do sindicalismo no Brasil --
Emprego e redução de jornada de trabalho --
Educação, produtividade e emprego --
A controvérsia sobre o trabalho infantil.



Estrutura das organizações - Estruturas tradicionais, estruturas para inovação

Autor - VASCONCELLOS, Eduardo
Assunto - Administração de projetos
Classe - 650V
Sinopse
Este trabalho enfatiza a utilização da estrutura matricial em organizações voltadas para a inovação. Apresenta o conceito de estrutura, as características das estruturas tradicionais, as diferenças entre estruturas voltadas para a inovação e aquelas criadas para realizar atividades de rotina, o conceito de estrutura matricial, seus tipos, a divisão das atribuições entre os cargos e o fator humano na estrutura matricial; traz, ainda, exemplos e estudos de caso.

A estratégia do oceano azul - Como criar novo mercados e tornar...

Autor - KIM, W. Chan
Assunto - Administração-Produtos novos
Classe - 650K
Sinopse
O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho); Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores; O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento; O livro ensina como colocar em prática essa estratégia;

terça-feira, 31 de maio de 2016

A estratégia do golfinho - A conquista de vitórias num mundo caótico

Autor - LYNCH, Dudley
Assunto - Administração-Planejamento estratégico
Classe - 650L
Sinopse
Usando a adequada metáfora do golfinho para exemplificar o pensamento do período pós New Age e o potenciais desafios dos anos 90, os autores analisam as necessidades empresariais usando muitos pontos de vantagem da pesquisa do novo paradigma, desde as descobertas de Ilya Prigogine, com suas estruturas dissipativas, passando pelas barreiras bio-psico-sociais de mudança, de Clare W. graves, os estudos sobre os horizontes temporais, a geometria fractal e o trabalho de outros estudiosos do caos.

Estratégia de empresa - Profissionalizada, descentralizada, moderna, humana


Autor - MATOS, Gomes 
Assunto - Administração - Planejamento estratégico
  Classe - 650S
Sinopse
Sabermos hoje, mais do que nunca, que a qualidade, a produtividade e a competitividade de uma empresa não são tarefas apenas para especialistas. Atualmente, todos os executivos precisam enfrentar esses imperativos de gestão dinâmica. A busca de bons desempenhos e resultados empresariais deixou de ser internalizada pelos elementos da organização como um objetivo principal e exclusivo da alta gerência.

Empresa que pensa - Educação empresarial renovação continua a distância


Autor - MATOS, Francisco Gomes de
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650S
Sinopse
Empresa que Pensa' propõe um modelo de renovação contínua a distância, tendo como âncora estratégica a explicitação do perfil do desempenho do gerente-líder e educador. A estrutura do livro, segundo o autor, induz à visão estratégica, contemplando áreas de conhecimentos relevantes face às transformações radicais que se processam na sociedade, no liminar do terceiro milênio.

Em sintonia com a marca - Como desenvolver uma cultura organizacional que viva a essência da marca

Autor - PRINGLE, Hamish
Assunto - Administração de empresas
Classe - 650P
Sinopse
Com que frequência o atendimento a um cliente em potencial, que telefonou em resposta a um anúncio publicado ou a uma mala-direta, tem resultado na perda definitiva desse cliente? Com que frequência a interação entre vendedor e cliente, ou o "momento da verdade" no contexto da loja tem inviabilizado o relacionamento com o cliente, em vez de conquistar a sua fidelidade? Por melhor que seja o trabalho por trás da marca, do marketing e da comunicação, a reputação da empresa pode ser arruinada pela má interação entre um cliente e o representante da marca. O desafio para qualquer empresa que dependa de sua marca é assegurar-se de que toda a organização - e em particular os empregados que se relacionam diretamente com os clientes - de fato "vivam a essência" da marca. Em Sintonia com a Marca mostra de que maneira a empresa pode harmonizar os valores internos e externos de sua marca para construir uma organização autoconfiante. Mais do que demonstrar a necessidade de uma cultura de serviços voltados para a marca que seja capaz de exceder de forma coerente as expectativas do cliente, este livro mostra como criá-la. Sobre os autores: Hamish Pringle é Diretor da Brand Beliefs Ltd. e Diretor consultor de Estratégia de Marketing do IPA. Exerceu os cargos de Vice-Presidente, Diretor de Marketing Saatchi & Saatchi, Diretor-presidente da NABs (National Advertising Benevolent Society - "a indústria da caridade do setor de comunicação"), Diretor-presidente do IPA Advertising Effectiveness Committee e foi membro do IPA Council. É bacharel em Filosofia, Política e Economia pelo Trinity College, de Oxford. William Gordon é Conselheiro em estratégia da Accenture (antiga Andersen Consulting), uma das empresas líderes de consultoria de administração de empresas. Bacharel em Engenharia pelo King´s College de Londres e mestre em Administração de Empresas e em Estudos Internacionais pela London Business School. Exerceu o cargo de Vice-Presidente Sênior da Gemini Consulting.

Consciência nos negócios - Como construir valor através de valores

Autor - KOFMAN, Fred
Assunto - Administração-Negócios
Classe - 650K
Sinopse
Conscientização é o fator principal na gênese de uma grande organização. “Consciência nos negócios” significa descobrir sua paixão e expressar seus valores essenciais por meio de seu trabalho. Neste livro, Fred Kofman apresenta técnicas revolucionárias que ajudarão o leitor a alcançar responsabilidade incondicional, integridade permanente, comunicação autêntica, compromissos impecáveis e liderança correta. Este é o recurso definitivo para quem deseja conseguir o que realmente importa no ambiente de trabalho e além.

Competindo pelo futuro - Estratégias inovadoras para obter o controle.........

Autor - HAMEL, Gary
Assunto - Administração-Negócios
Classe - 650H
Sinopse
Este livro apresenta um notável painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. É tanto um manual para empreendedores quanto um guia para a criação dos mercados de amanhã. Os autores, nesta nova abordagem à estratégia, desafiam os executivos a desenvolver a capacidade de previsão do setor, a definir uma intenção estratégica, a alavancar recursos e a revitalizar o processo da criação de novos negócios.

Compaixão universal - Transforme sua vida por meio de amor e compaixão


Autor - GYATSO, Geshe Kelsang
Assunto - Religião-Budismo 
Classe - 200G
Sinopse
Gerar amor e compaixão incondicional por todos os seres vivos é o coração da prática budista. O treino da mente revelado neste livro é muito poderoso. Ajuda-nos a solucionar nossos problemas, transformando-os em caminho espiritual. Pode ser, também, um recurso a ser usado em caso de doenças físicas e mentais.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Manual da CEO - As Estratégias essenciais das mulheresbem-sucedidas

Autor - HADARY, Sharon
Assunto - Administração-Mulheres de negócio
Classe - 650H
Sinopse
Lições indispensáveis das grandes líderes para turbinar sua carreira! 
Quais são as qualidades mais importantes para as mulheres em posições de poder? Quais os grandes desafios para liderar homens, mulheres ou grupos mistos? Como preparar equipes para mudanças, criar respeito, motivar equipes e instaurar um conceito novo num universo ainda de pensamento masculino? 
As mulheres estão cada vez mais assumindo cargos de liderança, mas ainda este cenário é desproporcional e o caminho continua a ser trilhado pelo mesmo pensamento masculino. Isso pode funcionar um pouco, mas será que não é a hora de aprender a usar suas habilidades femininas? 
Escrito por duas especialistas em liderança e empresárias bem-sucedidas, este livro oferece às mulheres informações essenciais sobre como se tornar uma grande líder. Este é um livro que traz a experiência real, de como lidar em posições de gestão e, sobretudo, para que esta oportunidade a leve cada vez mais a um patamar de aprendizado e crescimento profissional, sem se perder nos erros e armadilhas do mundo corporativo. 
Chegou a hora de ganhar a confiança e os conhecimentos necessários para ascender no mundo dos negócios!

Como encontrar e manter bons funcionários

Autor - HARRIS, Jim
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650H
Sinopse
Este livro oferece dezenas de estudos de casos e exemplos de empresas de todos os tipos e portes (da Cisco Systems e SmithKline Beecham à VanCity Credit Union e Midway Services) que estão superando o desafio de encontrar e manter bons funcionários garantindo assim enorme vantagem competitiva. Além disso, fornece planos de ação que o capacitam a adaptar técnicas modernas de recrutamento e retenção à sua própria organização. Você aprenderá como:
· Acabar com a quebra da conexão entre funcionários e suas empresas e desenvolver conexões novas, mais fortes e mais estáveis entre funcionário e empregador.
Simplificar e agilizar o processo de recrutamento.
Contratar e manter os melhores e mais produtivos funcionários.
Diminuir a rotatividade - e todos os custos associados a ela - dificultando a saída dos bons funcionários da empresa.
Aumentar a adequação do candidato e reduzir desajustes em potencial.
Tornar-se um empregador preferido por criar um ambiente que signifique mais que um contracheque e ofereça aos indivíduos um local de trabalho que corresponda a seus valores.



Capital humano - O que e porque as pessoas investem nele


Autor - DAVENPORT, Thomas O.
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650D
Sinopse
O autor enfoca sob novo prisma o maior patrimônio que uma organização pode ter - o capital humano - procurando transmitir formas para um intercâmbio consciente e maduro entre trabalhadores e organizações.

Administração salarial - A remuneração por competências como diferencial competitivo


Autor - HIPOLITO, José Antonio Monteiro
Assunto - Administração-Salário 
Classe - 650H
Sinopse
Este livro discute de maneira ampla e didática a evolução das práticas de administração salarial e culmina com a proposição de uma metodologia para a construção de sistemas por competências, levando o leitor a refletir sobre as possibilidades de aplicação desse conceito para fins remuneratórios, suas 'armadilhas' e formas de superá-las