Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Estrutura das organizações - Estruturas tradicionais, estruturas para inovação

Autor - VASCONCELLOS, Eduardo
Assunto - Administração de projetos
Classe - 650V
Sinopse
Este trabalho enfatiza a utilização da estrutura matricial em organizações voltadas para a inovação. Apresenta o conceito de estrutura, as características das estruturas tradicionais, as diferenças entre estruturas voltadas para a inovação e aquelas criadas para realizar atividades de rotina, o conceito de estrutura matricial, seus tipos, a divisão das atribuições entre os cargos e o fator humano na estrutura matricial; traz, ainda, exemplos e estudos de caso.

A estratégia do oceano azul - Como criar novo mercados e tornar...

Autor - KIM, W. Chan
Assunto - Administração-Produtos novos
Classe - 650K
Sinopse
O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho); Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores; O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento; O livro ensina como colocar em prática essa estratégia;

terça-feira, 31 de maio de 2016

A estratégia do golfinho - A conquista de vitórias num mundo caótico

Autor - LYNCH, Dudley
Assunto - Administração-Planejamento estratégico
Classe - 650L
Sinopse
Usando a adequada metáfora do golfinho para exemplificar o pensamento do período pós New Age e o potenciais desafios dos anos 90, os autores analisam as necessidades empresariais usando muitos pontos de vantagem da pesquisa do novo paradigma, desde as descobertas de Ilya Prigogine, com suas estruturas dissipativas, passando pelas barreiras bio-psico-sociais de mudança, de Clare W. graves, os estudos sobre os horizontes temporais, a geometria fractal e o trabalho de outros estudiosos do caos.

Estratégia de empresa - Profissionalizada, descentralizada, moderna, humana


Autor - MATOS, Gomes 
Assunto - Administração - Planejamento estratégico
  Classe - 650S
Sinopse
Sabermos hoje, mais do que nunca, que a qualidade, a produtividade e a competitividade de uma empresa não são tarefas apenas para especialistas. Atualmente, todos os executivos precisam enfrentar esses imperativos de gestão dinâmica. A busca de bons desempenhos e resultados empresariais deixou de ser internalizada pelos elementos da organização como um objetivo principal e exclusivo da alta gerência.

Empresa que pensa - Educação empresarial renovação continua a distância


Autor - MATOS, Francisco Gomes de
Assunto - Administração-Recursos humanos
Classe - 650S
Sinopse
Empresa que Pensa' propõe um modelo de renovação contínua a distância, tendo como âncora estratégica a explicitação do perfil do desempenho do gerente-líder e educador. A estrutura do livro, segundo o autor, induz à visão estratégica, contemplando áreas de conhecimentos relevantes face às transformações radicais que se processam na sociedade, no liminar do terceiro milênio.

Em sintonia com a marca - Como desenvolver uma cultura organizacional que viva a essência da marca

Autor - PRINGLE, Hamish
Assunto - Administração de empresas
Classe - 650P
Sinopse
Com que frequência o atendimento a um cliente em potencial, que telefonou em resposta a um anúncio publicado ou a uma mala-direta, tem resultado na perda definitiva desse cliente? Com que frequência a interação entre vendedor e cliente, ou o "momento da verdade" no contexto da loja tem inviabilizado o relacionamento com o cliente, em vez de conquistar a sua fidelidade? Por melhor que seja o trabalho por trás da marca, do marketing e da comunicação, a reputação da empresa pode ser arruinada pela má interação entre um cliente e o representante da marca. O desafio para qualquer empresa que dependa de sua marca é assegurar-se de que toda a organização - e em particular os empregados que se relacionam diretamente com os clientes - de fato "vivam a essência" da marca. Em Sintonia com a Marca mostra de que maneira a empresa pode harmonizar os valores internos e externos de sua marca para construir uma organização autoconfiante. Mais do que demonstrar a necessidade de uma cultura de serviços voltados para a marca que seja capaz de exceder de forma coerente as expectativas do cliente, este livro mostra como criá-la. Sobre os autores: Hamish Pringle é Diretor da Brand Beliefs Ltd. e Diretor consultor de Estratégia de Marketing do IPA. Exerceu os cargos de Vice-Presidente, Diretor de Marketing Saatchi & Saatchi, Diretor-presidente da NABs (National Advertising Benevolent Society - "a indústria da caridade do setor de comunicação"), Diretor-presidente do IPA Advertising Effectiveness Committee e foi membro do IPA Council. É bacharel em Filosofia, Política e Economia pelo Trinity College, de Oxford. William Gordon é Conselheiro em estratégia da Accenture (antiga Andersen Consulting), uma das empresas líderes de consultoria de administração de empresas. Bacharel em Engenharia pelo King´s College de Londres e mestre em Administração de Empresas e em Estudos Internacionais pela London Business School. Exerceu o cargo de Vice-Presidente Sênior da Gemini Consulting.

Consciência nos negócios - Como construir valor através de valores

Autor - KOFMAN, Fred
Assunto - Administração-Negócios
Classe - 650K
Sinopse
Conscientização é o fator principal na gênese de uma grande organização. “Consciência nos negócios” significa descobrir sua paixão e expressar seus valores essenciais por meio de seu trabalho. Neste livro, Fred Kofman apresenta técnicas revolucionárias que ajudarão o leitor a alcançar responsabilidade incondicional, integridade permanente, comunicação autêntica, compromissos impecáveis e liderança correta. Este é o recurso definitivo para quem deseja conseguir o que realmente importa no ambiente de trabalho e além.

Competindo pelo futuro - Estratégias inovadoras para obter o controle.........

Autor - HAMEL, Gary
Assunto - Administração-Negócios
Classe - 650H
Sinopse
Este livro apresenta um notável painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. É tanto um manual para empreendedores quanto um guia para a criação dos mercados de amanhã. Os autores, nesta nova abordagem à estratégia, desafiam os executivos a desenvolver a capacidade de previsão do setor, a definir uma intenção estratégica, a alavancar recursos e a revitalizar o processo da criação de novos negócios.

Compaixão universal - Transforme sua vida por meio de amor e compaixão


Autor - GYATSO, Geshe Kelsang
Assunto - Religião-Budismo 
Classe - 200G
Sinopse
Gerar amor e compaixão incondicional por todos os seres vivos é o coração da prática budista. O treino da mente revelado neste livro é muito poderoso. Ajuda-nos a solucionar nossos problemas, transformando-os em caminho espiritual. Pode ser, também, um recurso a ser usado em caso de doenças físicas e mentais.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Manual da CEO - As Estratégias essenciais das mulheresbem-sucedidas

Autor - HADARY, Sharon
Assunto - Administração-Mulheres de negócio
Classe - 650H
Sinopse
Lições indispensáveis das grandes líderes para turbinar sua carreira! 
Quais são as qualidades mais importantes para as mulheres em posições de poder? Quais os grandes desafios para liderar homens, mulheres ou grupos mistos? Como preparar equipes para mudanças, criar respeito, motivar equipes e instaurar um conceito novo num universo ainda de pensamento masculino? 
As mulheres estão cada vez mais assumindo cargos de liderança, mas ainda este cenário é desproporcional e o caminho continua a ser trilhado pelo mesmo pensamento masculino. Isso pode funcionar um pouco, mas será que não é a hora de aprender a usar suas habilidades femininas? 
Escrito por duas especialistas em liderança e empresárias bem-sucedidas, este livro oferece às mulheres informações essenciais sobre como se tornar uma grande líder. Este é um livro que traz a experiência real, de como lidar em posições de gestão e, sobretudo, para que esta oportunidade a leve cada vez mais a um patamar de aprendizado e crescimento profissional, sem se perder nos erros e armadilhas do mundo corporativo. 
Chegou a hora de ganhar a confiança e os conhecimentos necessários para ascender no mundo dos negócios!