Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2016

A roda da vida - Memórias do viver e do morrer

Autor - KUBLER-ROSS, Elisabeth
Assunto - Autobiografia
Classe - 92K
Sinopse
“Elisabeth Kübler-Ross é uma mulher extraordinária que, como médica, foi pioneira na investigação da morte e do morrer, descrevendo os vários estágios da dor que acompanha esse processo e afirmando com esperança: a morte não existe. Em suas comoventes memórias, ela relata sua luta e suas descobertas, ensinando-nos a viver com alegria e compaixão. É com muito entusiasmo que recomendo este livro.” - Brian Weiss, M.D.
Elisabeth Kübler-Ross, médica, é a mulher que mudou a maneira como o mundo pensava sobre a morte e o morrer. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho com crianças, pacientes de AIDS e idosos portadores de doenças fatais, Kübler-Ross trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos. Hoje, enfrentando a perspectiva da morte aos setenta e um anos, essa médica internacionalmente famosa conta a história de sua vida e aprofunda sua verdade final: a morte não existe.
Escrita com franqueza e entusiasmo, a autobiografia de Kübler-Ross reconstitui o desenvolvimento intelectual e espiritual de um destino. As convicções que enfrentaram dogmas, preconceitos e críticas, já estavam presentes na menina suíça, quando a jovem Elisabeth se viu pela primeira vez diante das injustiças do mundo e jurou acabar com elas.
Do seu trabalho na Polônia devastada pela guerra à sua forma pioneira de aconselhamento terapêutico aos doentes terminais, a seus já lendários seminários sobre a morte e o processo de morrer na Universidade de Chicago, às suas surpreendentes conversas com os que reviveram depois da morte, cada experiência proporcionou a Kübler-Ross uma peça do quebra-cabeça. Em uma cultura determinada a varrer a morte para debaixo do tapete e escondê-la ali, Kübler-Ross desafiou o senso comum ao trazer e expor essa etapa final da existência para que não tivéssemos mais medo dela.
Sua história é uma aventura do coração, vigorosa, controvertida, inspiradora, um legado à altura de uma vida extraordinária.
'As pessoas sempre me perguntam como é a morte. Digo-lhes que é sublime. É a coisa mais fácil que terão que fazer. A vida é dura. A vida é luta. Viver é como ir à escola. Dão a você muitas lições a estudar. Quanto mais você aprende, mais difíceis ficam as lições. Quando aprendemos as lições, a dor se vai.
Sei muito pouco sobre a filosofia da reencarnação. Não foi o tipo de educação que recebi. Mas sei agora que existem mistérios da mente, da psiquê, do espírito, que não podem ser examinados em microscópios ou testados com reações químicas. Com o tempo, saberei mais. Com o tempo, vou compreender.'

Pensamento sistêmico - O novo paradigma da ciência

Autor - VASCONCELLOS, Maria J. Esteves
Assunto - Ciência-Filosofia-História
Classe - 003V
Sinopse
Este livro aborda os seguintes temas:
- identificando as noções de paradigma e epistemologia;
- destacando momentos marcantes no desenvolvimento da concepção de conhecimento científico;
- delineando o paradigma tradicional da ciência;
- distinguindo dimensões no paradigma emergente da ciência contemporânea;
- pensando o pensamento sistêmico como o novo paradigma da ciência: o cientista novo-paradigma;
- rastreando as origens das abordagens teóricas dos sistemas.

T.A.T-Teste de apercepção temática

Autor - MURRAY, Henry A.
Assunto - Psicologia
Classe - 150M
Sinopse
O TAT é considerado uma técnica projetiva que consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade, que são decorrentes de duas tendências psicológicas segundo a teoria de Murray. A primeira é a tendência das pessoas para interpretar uma situação humana ambígua baseando-se em suas experiências passadas e em seus anseios presentes. A segunda é a inclinação das pessoas que escrevem histórias para agir de igual maneira para utilizar os acervos de suas experiências e expressar seus sentimentos e necessidades conscientes e inconscientes. A aplicação é individual e pode ser aplicado em pessoas com idades entre 14 e 40 anos.

Janela de Johari

Autor - FRITZEN, Silvino José
Assunto - Psicologia-Dinâmica de grupo
Classe - 150F
Sinopse
Mostra a importância de aprender a dar e receber informações sobre si mesmo e sobre os outros nos relacionamentos humanos, num clima de desenvolvimento da autenticidade, da empatia e do respeito. Tais valores são aprofundados neste livro através de diversos exercícios vivenciais de dinâmica de grupo, relações humanas e de sensibilidade.