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domingo, 7 de agosto de 2016

Inteligência positiva - Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e como você pode alcançar o seu

Autor - CHAMINE, Shirzad
Assunto - Psicologia-Autorrealização
Classe - 150C
Sinopse
O conceito de inteligência emocional se popularizou em meados dos anos 90 a partir do best-seller de Daniel Goleman que ressalta a importância do equilíbrio emocional para a forma como indivíduos se relacionam entre si e também para a maneira como líderes lidam com suas equipes e desafios profissionais. O estudo serviu de ponto de partida para uma série de outras abordagens que buscam legitimar o aspecto emocional para a satisfação pessoal e o alcance de bons resultados no ambiente de trabalho com base nos avanços de diversas áreas do conhecimento humano. 
O livro Inteligência positiva, de Shirzad Chamine - CEO de uma das maiores organizações de treinamento de coaches do mundo representa um novo passo na identificação de como o equilíbrio emocional é determinante na maioria das tentativas para melhorar a vida pessoal e profissional. O autor afirma que apenas 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e atribui ao processo de sabotagem da mente humana a causa de grande parte dos fracassos. 
Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, paradoxalmente, também a pior inimiga. Os sabotadores internos estão sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquecê-los, melhorando significativamente a ação do cérebro a favor do indivíduo. 
Para medir o fenômeno, Shirzad desenvolveu o conceito de inteligência positiva (QP na sigla em inglês), que avalia a porcentagem do tempo em que a mente humana atua como aliada e não como sabotadora. Tal medida fornece a resposta para questionamentos diversos, como, por exemplo, por que quase todas as resoluções de ano-novo são deixadas de lado, ou ainda por que alguém sucumbe a velhos hábitos notoriamente prejudiciais.

O poder do hábitos - Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios


Autor - DUHIGG, Charles
Assunto - Psicologia-Hábitos 
Classe - 150D
Sinopse
Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas

Teoria U - Como liderar pela percepção e realização do futuro emergente


Autor - SCHARMER, C. Otto
Assunto - Administração-Planejamento estratégico
Classe - 650S
Sinopse
Neste livro, a proposta do autor é apresentar uma teoria social de mudança, transformadora, que ajudará os líderes a enfrentar seus desafios. Em resumo, a 'Teoria U' observa a liderança e as habilidades sociais de um ponto de vista que, não só leva em conta o que fazem os líderes, mas também como o fazem e onde atuam.

Competências emocionais - O diferencial competitivo no trabalho

Autor - SIMIONATO, Monica Amala
Assunto - Psicologia-Relações humana
Classe - 150S
Sinopse
Abrangendo temas como raiva, emoção, depressão e síndrome de burnout (excesso de estresse), tema recém-incorporado à vida das empresas no Brasil, este livro é uma leitura obrigatória a todos aqueles que planejam e sonham com uma carreira de sucesso.

Metacompetências essenciais

Autor - MENEZES, Milton
Assunto - Administração - Recursos humanos
Classe - 650M
Sinopse
Nesta obra, o autor procura explicar o que é Metacompetência e como pôr em prática o desenvolvimento das metacompetências do indivíduo. Para o autor é preciso tornar as pessoas aptas a tomar a iniciativa nos processos decisórios com os diversos públicos da organização. Mas não é só o gestor que tem que se preocupar em desenvolver essas metacompetências, os funcionários também precisam se responsabilizar em promover essa evolução interna.

Inteligência emocional no trabalho - Como aplicar os conceitos

Autor - WEISINGER, Hendrie
Assunto - Psicologia-Recursos humanos
Classe - 150W
Sinopse
Você está cumprindo tranqüilamente suas tarefas no trabalho quando seu colega tem um súbito e incompreensível acesso de raiva. Na reunião com o chefe, este deprecia a sua sugestão. No final do dia, um cliente reconhecidamente difícil o aguarda para fecharem negócio. São infinitas as situações emocionalmente desafiantes no dia-a-dia profissional. Como lidar com elas? O primeiro passo é reconhecer o que está se passando. Mas há muitos outros passos que podem ser dados para aumentar a satisfação e a eficiência no trabalho e reduzir o stress. É o que ensina Dr. Hendrie Weisinger em seu livro Inteligência Emocional no Trabalho. Depois do sucesso de Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, há quase dois anos liderando a lista dos livros mais vendidos no Brasil, a Objetiva lança o guia prático do dr. Hendrie Weisinger, que mostra, em linguagem simples, como aplicar os conceitos revolucionários da I.E. no campo das relações profissionais. Com diversos exemplos da vida real e dezenas de exercícios práticos, o livro apresenta uma grande variedade de técnicas, visando, entre outros aspectos, a ampliação da autoconsciência, controle emocional, motivação e maior destreza interpessoal. Além de apontar às pessoas como elas podem progredir, aplicando a inteligência emocional no ambiente de trabalho, o autor mostra que as empresas também se beneficiam, tornando-se organizações emocionalmente inteligentes. Funcionários mais criativos, mais realizados e mais entusiasmados certamente produzem mais e melhor.